MATERIAL
base de vidro ou cerâmica rolo de abrir massa lâmina agulha de crochê álcool pano para limpeza cola branca peça para aplicação do trabalho 1 tablete de cerâmica plástica branca ½ tablete de cerâmica plástica lilás 1/8 tablete de cerâmica plástica amarela 2/8 tablete de cerâmica plástica bordô 2 tablete de cerâmica plástica roxa
----------------------------------------------------
MODO DE FAZER PÉTALAS
Faça um degradê com as massas branca e lilás na mesma proporção e enrole com a parte branca para dentro.Coloque o rolinho deitado e corte ao meio, até o meio, para colocarmos uma fina camada de branco no meio, que será o risquinho que temos na pétala.Encape este rolinho com uma camada de massa branca bem fininha, para dar contorno para as pétalas.Corte ao meio.Afine uma parte e deixe-a com 6 cm, e a outra com 9 cm. Corte a de 6 cm ao meio, e a de 9 em três partes.Vamos dar o formato de pétalas nessas partes. Às duas maiores, dê o formato de losango, observando sempre o risquinho do meio, para que o risco não fique torto, ou seja, siga o sentido da pétala. Às três menores, você dá o formato meio retangular, com as pontas arredondadas.Faça marcas ou vincos nas pétalas maiores, usando o cabo da agulha de crochê.Monte as pétalas com o formato da orquídea, ou seja, as duas maiores nas laterais e as menores intercaladas entre elas, para você ter noção da proporção e ir ajustando os tamanhos.
-----------------------------------------------------------------------
MIOLO
Faça um degradê de massa branca com amarelo na mesma proporção (1/8 de cada uma), mas "enrole" o degradê de maneira diferente. Já com a massa em degradê, vá sobrepondo a massa, em formato de oito. Esse tipo de degradê permite que a massa branca fique somente num extremidade e não no meio como estamos acostumados.Dê, a esse retângulo, um formato meio arredondado. Corte em três partes e dê formato de losangos. Monte da seguinte maneira: ponha um losango no meio em pé. Os outros dois, ponha um de cada lado, deixando a parte com o amarelo escuro para dentro, ou seja, grudado no losango central. No losango central também deixe o branco para cima.Faça outro degradê com o bordô. Desta vez, não use a mesma proporção. Ponha 2/8 de bordô para 1/8 de branco, pois queremos um degradê mais escuro.Enrole com a parte clara para dentro. Dê o formato de "U" nesse caninho. Ou seja, pressione o meio do cano e vá afinando as laterais. Quando você conseguir deixá-lo num tamanho que você consiga envolver aquela parte amarela que fez lá em cima, já está bom.O miolo deve ter uma parte lilás clara. Faça esta parte com um pedaço de massa lilás e dê o formato de triângulo. Monte assim: o triângulo de massa lilás, o amarelo abaixo calçado com o bordô e o degradê bordô em formato de "U".Feito isso, encape esse bordô já colocado no seu lugar, com uma fina camada de massa branca.Pronto!!Agora que a flor está montada, com pétalas e miolo, vamos começar a calçar com a cor de fundo, no caso, o roxo. Comece pelas ranhuras das pétalas. Em cada ranhura, coloque "minhoquinhas" de massas finas, e a partir daí, sempre que possível, triângulos, e vá dando o formato de cano, para reduzí-lo na espessura desejada.
----------------------------------------------------------------------
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário